sexta-feira, 10 de julho de 2009

Caros amigos, leitores, eleitores e comentadores:


A interacção entre amigos começou!
Podem ler ( e reler) votar e comentar .
Desta vez, temos uma novidade:
para além do prémio para a melhor postagem, teremos um prémio para o melhor comentário.
***** *****
Para comentar, todos podem faze-lo as vezes que quiserem às postagens presentes neste blogue,datadas a partir desta data (10-Julho) até ao fecho da votação(dia 28 de Julho) ,desde que se identifiquem com o nome e expressem a intenção de participar para o efeito ("Eu participo").
******
Quanto mais originais , construtivos e apelativos forem os comentários, maior será a probablidade levar para casa duas garrafas da Adega Cooperativa de Mêda .
Acha que vale a pena o desafio?
********
Pois então convido-o a conhecer as sugestões de cada participante desta blogagem:
Há sugestões que começam pelo nosso belo Portugal, que quase podiamos fazer um roteiro para as nossas próxima férias de uma semana...e tanto...
*****
Ora podiamos começar pelo sul com a costa algarvia, como não podia deixar de ser, passando por terras de Odeceixe, Lagos, Cabanas de Tavira, uns belos recantos balneares, onde se pode fazer praia a partir de Março até Outubro.
******
Depois de uns dias de relaxe ao sol, porque não pegar no carro e ir à nossa capital, que é Lisboa para atravessar a famosa ponte de 25 de Abril e admirar a paisagem lá no alto do nosso Cristo Rei , de Almada.
******
Com a agitação característica de uma grande cidade, apetece respirar ar puro dos pinhais de D.Dinis e relaxar mais um pouco em S. Pedro de Moel, de Leiria, para de seguida dar uma saltadinha lá por Coimbra, ver o Portugal dos Pequeninos. Bem este itinerário já dar´de sobra para uns quatro dias ...
*********
Entrando pela Ip3, seguirmos até Tondela, terra do interior às portas da Serra do Caramulo, para vistar esta pacata terra e conhecer as Termas de S. Geomil. O verde parece predominar, seguindo em direcção a Viseu, a famosa "cidade das rotundas", cheia de encantos e de História desde Viriato ao Grão Vasco...mas não ficamos por aqui, seguimos , em direcção a Seia para redescobrir a aldeia de Xisto Cabeça, onde a simpatia das pessoas conquistam qualquer turista.
*******
Aproveitamos para apreciar a deslumbrante paisagem da Serra da Estrela, no percurso desde a aldeia da Cabeça e a aldeia de Lagarinho, perto de Gouveia. É preciso calma e tempo para apreciar cada montanha que descobre no caminho, mas em tempo de férias, há todo o tempo do mundo , até para ouvir o cantar dos passarinhos que passam ali perto.
********
Agora temos que fazer um pequeno desvio para conhecer as terras de Idanha-a-Nova, as famosas Termas de Monfortinho, a aldeia de Salvaterra do Extremo, uma a terra de poetas, e a aldeia do Ladoeiro, a terra da melhor melancia do país. Já agora aproveitamos para ir ao famoso Festival da Melancia para comprovar se de facto têm as melhores melancias... e já está muito calor e até que apetece provar...
*****
Depois de tantas andanças, é natural estarmos um pouco cansados...é melhor fazer uma pausa da por aqui e relaxar...
******
Continuaremos para a semana, com a segunda parte da grande Jornada!
Até lá boa blogagem , boas férias e boas escapadinhas a todos, sejam reais ou virtuais!

17 comentários:

  1. mais uma iniciativa girissima ! ;)
    Parabéns Susana .. beijinho e votos de bom fim-de-semana *

    C

    ResponderEliminar
  2. Olá Susana

    Linda jonada para iniciar esta blogagem colectiva. Espero não esquece ao longo das suas jonadas,passar por terras do Douro vinhateiro e dar a conhecer a riqueza dessas terras e suas vinhas que nos deliciam com o néctar do nosso
    precioso Vinho do Porto. Apenas uma observação:
    eu não sou de terras do Douro, mas é a região
    que mais adoro no meu país.

    Um beijo

    Alvaro Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Catarina: Sempre gentil nas palavras que nos deixas!
    Obrigada pela tua participação, comentários e voto!

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  4. Claro que não está esquecido, Alvaro! Guardei essa melhor parte para o fim!

    Obrigada pela sua presença e comentários deixados aqui!

    Abraço, Susana

    ResponderEliminar
  5. Que belo texto, Susana!
    Realmente os textos a concurso dão para fazer um roteiro.E que bem feito está!
    Beijinhos
    Alcinda

    ResponderEliminar
  6. Gostei e dou os Parabéns pela iniciativa.
    Abraço.
    isa.

    ResponderEliminar
  7. Alcinda: Ainda bem que gostaste! O roteiro está é incompleto. Na próxima semana continuo com a segunda parte.
    Obrigada pela participação, como autora,comentadora e eleitora!

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  8. Isa: Mais uma vez por aqui adesfrutar do melhor das nossas terras!
    Obrigada pela presença e comentário!
    Abraço, Susana

    ResponderEliminar
  9. Cara Susana,
    como prometi na minha caixa,aqui estou a pôr um comentário mais longo.
    Venho pôr duas questões:
    1)Vou comentar todos os textos. Posso?
    2)Posso comentar também o meu?

    Posto isto e para lhe aguçar o apetite vou colocar o trabalho que tinha feito para a blogagem anterior mas que que não apresentei porque a minha logística informática o não permitia. Para completar o que eu escrevo sugiro que se sirva das belas imagens da comum amiga Cristina.
    Aqui vai,

    A ALDEIA DA MINHA VIDA

    Plantada em alto monte,
    donde a vista é tamanha,
    olhando bem, defronte,
    se vêm terras de Espanha.

    Orgulhosa do seu passado,
    heróica diligente e altaneira,
    sua função, cá deste lado
    manter ,de Portugal, a fronteira.

    E o Erges que, antigamente,
    fazia aos dois povos negaça,
    é quem, no presente,
    os une e os abraça.

    Quem chega tem, à entrada,
    como surpresa primeira,
    a nossa “volta da estrada”,
    a subir, numa ladeira.

    E, caminhando pela estrada,
    tem, do lado direito, o Cruzeiro
    desta terra abençoada,
    abençoando o forasteiro.

    Por fim, quem diria,
    qual pintura num quadro,
    a Igreja de Santa Maria,
    altiva enchendo o Adro.

    D. Sancho, o segundo,
    lhe deu foral, o primeiro
    e Salvaterra entrou no Mundo
    para um lugar cimeiro.

    O rei aos Templários a cedeu
    para que dela cuidassem,
    cobrassem algum de seu
    e também a povoassem.

    Mas a Ordem do Templo
    não soube, não pôde ou não quis
    e, para servir de exemplo,
    lha retirou D. Dinis.

    Tem uma Igreja Matriz,
    tão vetusta e altaneira
    que, Deus assim o quis,
    fosse a Imaculada a padroeira.

    Tem, Santa Luzia e Santo António,
    mais a Igreja da Misericórdia,
    para afastar o Demónio
    e o povo ter concórdia.

    Mais abaixo, na Deveza,
    a Senhora da Consolação,
    onde o povo canta e reza,
    espalhando sua devoção.

    Devoção antiga é essa
    a que acorre o povo todo!
    Assim se cumpre a promessa
    e se serve um lauto Bodo!

    São sempre mais de mil
    que da Santa honram o nome
    e onde até, na Guerra Civil,
    muito espanhol matou a fome.

    O Pelourinho na Praça,
    símbolo perfeito e fiel,
    representa, para quem passa,
    o foral de D. Manuel.

    Tem o Calvário e o Cruzeiro,
    pedra dura, trabalhada,
    junto ao cemitério, o primeiro
    e o outro, logo à entrada.

    É assim a minha aldeia,
    apesar de vila ser,
    em cada pedra uma ideia
    que a não deixa morrer.

    Para esta resenha ter fim,
    desde o Algarve a Caminha,
    tenho que, cá para mim,
    a melhor terra é a minha!

    Haverá terra maior
    ou alguma mais na berra
    mas para mim, sem favor,
    a melhor é Salvaterra!

    As minhas desculpas pelo alongar do comentário mas, Salvaterra merece!

    Muitas felicidades e até breve

    João Celorico

    ResponderEliminar
  10. Susan!
    Veja que este caminho, nos leva a viajar pelo mundo virtual, sem precisar sair de casa.
    Participar desta aldeia foi maravilhoso. Pois até O belo Portugal, eu fui. E fiquei apaixonada.
    Agora é continuar a viagem por este grande Brasil, Mundo dos encantos mil.
    Valeu amiga. Vamos continuar com as viagens.
    Sandra

    ResponderEliminar
  11. DE quando em vez, faz bem fazermos uma pausa.

    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Alcinda: A melhor parte ainda está para chegar...esta semana!
    Obrigada pelo comentário!
    Bom fim de semana!

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  13. Vieira: Nada melhor do que seguir algumas das sugestões dos participantespara essa pausa que todos merecemos, especialmente em pleno Verão!
    Obrigada pela sua presençapela Aldeia da Mminha vida.

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  14. Sandra: desta vez também contemplei a participação de amigos brasileiros , como tu precisamente para também conhecermos as belezas que existem aí, do outro lado do mundo! É claro que esta semana que está achegar, ieri cintemplar outros destinos que ainda não estão referidas neste roteiro...fica a aguaardar, amiga! Muito obrigada pela sua participação e comentarios feitos aqui.
    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  15. Caro João Celorico:
    Nossa! Que comentário! Curioso que é o segundo comentário poético que recebo aqui na Aldeia da minha vida,logo de Salvaterra de Extremo! Parece que não estou enganada, quando digo que a sua terra é terra de poetas e deve ter lá algo muito especial para tanta inspiração poética!
    Apesar de contratempos que teve, mais vale tarde do que nunca! Se me permitir, posso postar o seu poema, para todos lerem? Depois diga algo a respeito disso.

    Para responder às questões que colocou, é claro que pode comentar todos os textos, inclusivamente o seu, quantas as vezes que quiser. O objectivo é esse!

    Quanto mais comentar, maiores serão as probabilidades de sair o prémio, caso também tenha essa a intenção. E pode sempre votar, naquele que enteneder.

    Espero ter esclarecido.

    Abraço e um bom resto de fim de semana!

    Susana

    ResponderEliminar
  16. Isa: Obrigada pela sua presença e participação nesta blogagem , como comentadora, leitora e espero também como eleitora.

    Abraço, Susana

    ResponderEliminar
  17. Olá Susana!
    Bem haja pelo amável comentário ao meu palavreado em verso, e que a levou a pôr-me o epíteto de poeta. É muita bondade sua, pois:

    Poeta, eu? Não senhor!
    Ouça bem o que lhe digo!
    O poeta é um fingidor
    e eu, isso, não consigo!

    Mas, são meus estes versos,
    são mesmo da minha lavra!
    São pensamentos dispersos,
    eu, só junto cada palavra!

    Claro que a sua postagem não será só uma amabilidade sua, como será para mim uma honra, embora seja um pequeno preito a Salvaterra. Espero, igualmente, que os meus versos tenham servido como um guia mais ou menos fiel na sua incursão a Salvaterra e que esta "terra do volta a trás" tenha merecido o desvio.

    Venho também pedir um favor. Dado que vou comentar todos os textos, inclusivé o meu, agradeço me dispense de assinalar, em cada um, a frase mágica "Eu participo" que me parece inferir da leitura do regulamento da blogagem. Se interpretei mal, peço desculpa. Duma maneira ou doutra, não vou colocar essa frase mas, eu participo mesmo!

    Só agora me foi possível responder porque as minha férias estão a ser entrecortadas por breves passagens por casa.

    Um abraço, muitas felicidades e cá estarei sempre!

    João Celorico

    ResponderEliminar